quarta-feira, 9 de junho de 2010

Parque do Carmo

O Parque do Carmo é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo, na região leste da cidade de São Paulo.

Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, é o maior parque da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana.

História

O parque foi originalmente uma antiga fazenda do século XIX. O bosque tem aproximadamente 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos. Tem churrasqueiras, quiosques, lagos naturais e diversas espécies de animais. Foi transformado em parque pela prefeitura no dia 19 de setembro de1976. Está localizado na Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Parque do Carmo.

Infra-estrutura

O Parque contem um Museu do Meio Ambiente, Planetário do Carmo, lagos, estacionamento, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica (barras), campos de futebol, ciclovia, pista para correr, playgrounds, quiosques e churrasqueiras, o parque é muito eficiente em sua administração, seguindo padrões de qualidade sempre com respeito ao meio ambiente.

Fauna

Rica fauna de Mata Atlântica, que ali encontra refúgio, abrigo, alimentação e condições favoráveis para sua reprodução. Mergulhões, pica-paus, andorinhas e sabiás podem ser avistados em sua área, além de mamíferos como gambás, preguiça-de-três-dedos, macacos e veados-catingueiros

Flora

Mata ciliar, capoeiras, eucaliptal e brejos. Parte da vegetação é representativa da Mata Atlântica e ocorre principalmente nas encostas e locais de difícil acesso. Gramados e campos possuem espécies nativas e exóticas. O Parque apresenta ainda um cafezal, um pomar e um bosque de cerejeiras.

APA Parque e Fazenda do Carmo

A APA do Parque e Fazenda do Carmo é uma Área de Proteção Ambiental, localizada na região leste do município de São Paulo, que foi regulamentada pelo decreto n° 37.678, de 20 de outubro de 1993, pelo então governador do estado de São Paulo Luiz Antônio Fleury Filho.

Possui uma área de 867,60 ha, contendo áreas de lazer como o Parque do Carmo e o SESC Itaquera e outras áreas para uso de horticultura, residencial e industrial.

Essa APA foi criada devido o surgimento de grandes avenidas e estações de metrô na região do rio Aricanduva, o que desencadeou uma explosão demográfica na região, o principal objetivo é garantir uma melhor qualidade de vida para toda a população da região leste de São Paulo, que direta e indiretamente são influenciados pelas conseqüências de um bom ou mau planejamento urbano.

Retirado do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_do_Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário