sexta-feira, 14 de maio de 2010

Galeria do Rock



A Galeria do Rock é um conglomerado de 450 estabelecimentos comerciais, sendo 190 dedicadas ao mundo do rock. São vendidos CDs, discos, vídeos, camisetas, acessórios, bandeiras, pôsteres e itens de decoração. Há também estúdios de piercing e tatuagem e sedes de fã-clubes, como o Magical Mystery Tour (Beatles), Sepultura, e Raul Seixas. Os outros são lojas de roupas, estabelecimentos de serigrafia, salões de cabeleireiros, oculistas, alfaiates, etc.

O prédio onde hoje se encontra a Galeria foi fundado em 1963, com o nome de Shopping Center Grandes Galerias, um centro comercial diversificado com lojas de serigrafia, salões de beleza, locais que realizavam consertos de TVs e outros.

No final dos anos 70, o edifício passou a começou a haver uma “invasão” de lojas de disco voltadas principalmente para o rock, comandada pela loja Baratos Afins, a primeira que se instalou por ali.

A cultura de rua e o hip hop também têm seu espaço no térreo e subsolo.


Curiosidades:

O projeto arquitetônico é de Alfredo Mathias, inspirado na escola de Oscar Niemeyer, como indica a fachada em formato ondulado. Niemeyer foi o responsável pelo projeto do conhecido e charmoso Edifício Copan.
Os anos 80, na Galeria, foram marcados por brigas de gangues, uso indiscriminado de drogas e um certo abandono, frutos do descaso do então síndico Miguel Camassa, que também era delegado de polícia. Sentindo os prejuízos na pele, os lojistas organizaram-se e conseguiram eleger Antonio Souza Neto, que possui seis estabelecimentos ali, como novo síndico.

Toda a parte hidráulica, seguranças foram contratados para circularem pelos corredores, os gastos com condomínios foram replanejados e diminuíram e os assaltos, que eram cerca de quinzes por mês, em média, hoje quase não existem.
Há tempos a Galeria é considerada um ponto turístico alternativo e referência para os amantes de rock. Personalidades como Bruce Dickinson (vocalista do Iron Maiden) e Kurt Cobain (ex-vocalista do Nirvana) e bandas como Dream Theater, Paradise Lost e Sepultura já passaram por lá para tardes de autógrafos ou apenas para dar uma volta pelos corredores.
O local pode entrar para o Guiness Book (livro dos recordes) como maior concentração de estabelecimentos dedicados ao rock.

Serviço:
Galeria do Rock
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 17h
Rua 24 de Maio, 62 (entrada também pela Av. São João, 439)
Entrada franca
Próximo ao Metrô República

Retirado do site:http://sampacentro.terra.com.br/textos.asp?id=202&ph=10


Nenhum comentário:

Postar um comentário