sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ipiranga x São João


O cruzamento das avenidas Ipiranga e São João se transformou definitivamente em um dos símbolos e referências mais famosos de São Paulo, especialmente do Centro da cidade, em 1978, quando Caetano Veloso gravou a música "Sampa". (Aquela que diz "alguma coisa acontece no meu coração/ que só quando cruza a Ipiranga e avenida São João".)

As duas avenidas tiveram seus dias de ruas tranqüilas até a década de 30. De 1938 a 1945, durante a gestão do prefeito Prestes Maia, tiveram início grandes obras na cidade, principalmente com o alargamento de ruas e a abertura de novas vias. Este programa visava comportar os automóveis, que eram cada vez mais utilizados.

O prefeito prolongou a avenida São João e transformou a então rua Ipiranga em avenida. Prédios modernos começaram a ser construídos nestas vias, que se transformaram na artéria principal da cidade, onde estavam as grandes empresas. O local virou ponto de encontro. Na década de 70, começou um período de decadência, com promiscuidade e muitos assaltos. O movimento de transeuntes acabou caindo, o que acarretou na diminuição do movimento do comércio da cidade.

Vinte anos depois, a prefeitura, com o intuito de recuperar o local, construiu um calçadão na avenida São João, no trecho entre o Vale do Anhangabau e o Largo do Paissandu. A idéia era trazer de volta o status de ponto de encontro dos paulistanos. As obras ficaram prontas e até muito bonitas, mas acabaram deixando o lugar perigoso no período da noite e aos domingos, quando não há movimento ali.


Curiosidades:


-Como a região do Anhangabaú era considerada muito insalubre, as pessoas levavam consigo uma imagem de São João Batista para atravessar o Vale. Daí surgiu o nome da Avenida São João, que foi resultado do loteamento da chácara de Luís Antônio de Queirós.
- A avenida São João foi uma das primeiras a serem servidas por bondes elétricos em São Paulo
- A Escola Americana, fundada em 1872, mundou-se para a avenida São João em 1878. De lá, foi para a rua Itambé e depois para a rua Piauí, onde cresceu e se transformou na Universidade Mackenzie
- Na esquina da avenida São João com a rua São Bento existiu o Café Brandão, um local famoso que foi demolido em 1915 para a construção do Edifício Martinelli
- Entre as décadas de 40 e 60, grandes bailes ao som de orquestras eram realizados nas casas da região das avenidas Ipiranga e São João. As casas empregavam uma média de 40 músicos cada. Uma delas era a Boate e Confeitaria Marabá, que em 1944 deu lugar ao Bar Brahma, Assim, conhecido por ser ponto de encontro de artistas e políticos da cidade. Diz-se até que Adoniran Barbosa tinha uma mesa cativa ali.
- A avenida Ipiranga abriga alguns dos famosos pontos históricos e turísticos de São Paulo, como o Edifício Copan e o Edifício Itália. A avenida também passa pela Praça da República.
- No ano de 1943 foi inaugurado o então luxuoso Cine Ipiranga, que existe até hoje, mas sem o mesmo glamour.

Retirado do site:http://sampacentro.terra.com.br/textos.asp?id=241&ph=34


Nenhum comentário:

Postar um comentário