terça-feira, 4 de maio de 2010

Praça da Sé


Requalificação da Paisagem Urbana

Marco-zero da cidade e um dos principais símbolos de São Paulo, a Praça da Sé está em reforma e no início de 2007 estará de cara nova. A Praça ficará mais transitável, sem os vários níveis que dificultavam a circulação e o encontro de pessoas como acontecia até os anos 70. Os canteiros e jardineiras espalhados por toda a praça serão rebaixados; a fonte situada no espelho d'água voltará a funcionar e canteiros, passagens e rampas de acesso especial serão colocadas em pontos estratégicos, facilitando a vida também dos portadores de necessidades especiais.

A rosa dos ventos, em frente à Catedral, receberá atenção especial. O mesmo vai acontecer com a iluminação, o que ajudará a aumentar a segurança e tornar a praça agradável também durante a noite. As esculturas ganharão iluminação especial e um grande rearranjo paisagístico tornará a praça mais verde, sombreada e agradável.

A Praça da Sé nasceu a partir do Largo da Sé, surgido na segunda metade do século XVI. Ali, no mesmo período, teve início a construção da Igreja Matriz, finalizada no início do século XVII. Em meados do século XVIII ela foi demolida e deu lugar a outro templo. Em 1911 todo o local veio abaixo para a construção de uma nova praça, muito maior, e de uma catedral, inaugurada em 1954. No início da década de 1970 a Praça da Sé passou pela maior reforma até então, para a implantação da estação do Metrô, inaugurada em 1978. A nova configuração englobou a Praça Clóvis Bevilácqua.

Retirado do site:http://centrosp.prefeitura.sp.gov.br/projetos/se.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário