sexta-feira, 14 de maio de 2010

Shopping Light



O edifício original, sede de empresas de eletricidade como a Light e a Eletropaulo, conhecida como São Paulo Tramway Light and Power, foi inaugurado no final dos anos 20 pelo escritório de Ramos de Azevedo. Depois de uma reforma que durou dez anos, o Shopping Light foi inaugurado em 17 de novembro de 1999.

Uma parceria entre a CEI Empreendimentos (que já implantou 14 Shopping Centers por todo o Brasil, inclusive em edifícios históricos), a Birmann e a Parinvest tornou viável a execução de um projeto que preservasse as características originais do prédio, adaptando-o para o funcionamento de um empreendimento comercial.


Curiosidades:

A reforma do edifício e o processo de transformação em Shopping Light levou dez anos e consumiu cerca de 45 milhões de reais.
Assim como o nome, as características originais do prédio foram preservadas: a limpeza da fachada foi resultado de um trabalho cuidadoso para que o concreto não se deteriorasse.
Os toldos vermelhos são uma homenagem às proteções de janela usadas nos anos 30 com essa cor.
Os elevadores e banheiros originais também foram mantidos - nestes últimos, foram colocadas bacias novas ao lado das existentes.
Os elevadores e as escadas rolantes foram concentrados em um pavimento anexo, onde funcionou o restaurante Panamericano e depois o refeitório dos funcionários da Light.
O edifício foi duplamente tombado: pelo Condephaat (órgão estadual) e pelo Conpresp (órgão municipal).
O autor do projeto do Shopping Light é o arquiteto e professor da FAU-USP Carlos Faggin.
O prédio tem seis pavimentos, 100 lojas e mais de 17 mil m2.
Em três anos de atividade, o Shopping Center Light conquistou o público do Centro e atraiu também consumidores das demais regiões de São Paulo, registrando uma visitação diária de mais de 35 mil pessoas.
O Light dispõe de Praça de Alimentação com capacidade para 800 pessoas sentadas, além de estacionamento com manobristas e 200 vagas cobertas.



Serviço:
Shopping Light
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 21h, e sábado, das 10h às 19h
Esquina da Rua Xavier de Toledo com o Viaduto do Chá, tel.: 3257-2299
Próximo ao Metrô Anhangabaú
Site: www.shoppinglight.com.br

Retirado do site:http://sampacentro.terra.com.br/textos.asp?id=105&ph=22


Nenhum comentário:

Postar um comentário